A importância da Engenharia e seus riscos

Riscos de Engenharia

Caminhando pelas ruas é comum notar a presença de estruturas arquitetônicas que moldam a paisagem urbana.

Desde os arranha-céus, até infraestruturas complexas, a ciência e a arte da engenharia se destacam como o reflexo do progresso de um dos setores mais importantes da economia de um país.

No entanto, pela sua importância também traz consigo desafios consideráveis e riscos que podem afetar não apenas a realização de projetos, mas também a estabilidade financeira de uma empresa.

Neste contexto, surge a necessidade imediata de proteção e segurança. E é aqui que entra em cena a importância de se contratar um seguro de Riscos de Engenharia.

Ao entendermos os riscos inerentes à engenharia e a relevância de um seguro abrangente, abrimos as portas para compreender como essa ferramenta de seguro protege os empreendimentos diante de riscos adversos.

Vamos explorar o seguro de Riscos de Engenharia e mostrar como este ramo é fundamental para a tranquilidade dos profissionais deste segmento.

Principais objetivos da contratação do seguro de Riscos de Engenharia

O Seguro de Riscos de Engenharia, popularmente também chamado de seguro de obras, é um ramo de seguro que visa proteger os empreendimentos de construção civil contra riscos e imprevistos que podem ocorrer durante a execução de um empreendimento.

A principal finalidade do seguro de Riscos de Engenharia é proporcionar proteção às empresas e profissionais envolvidos, uma vez que a obra por si só, na medida que vai evoluindo, se torna um bem valoroso. Portanto, o seguro de Riscos de Engenharia acompanha todas as fases da construção de um empreendimento, até a data final de entrega.

Coberturas Básicas de Riscos de Engenharia

Aqui estão alguns aspectos fundamentais relacionados às Coberturas Básicas de Riscos de Engenharia para obras civis em construção.

As obras são suscetíveis a diversos riscos que podem resultar em danos materiais e pessoais que podem ocorrer durante a execução da obra. Uma apólice de Riscos de Engenharia abrange cobertura para incêndios, desabamentos, inundações, roubo, desmoronamento e outros eventos imprevisíveis e súbitos que podem afetar a obra em si, como também maquinários e materiais utilizados no local de construção.

Este tipo de apólice protege não só o patrimônio, mas permite a concretização do projeto, mesmo que aconteçam acidentes com colaboradores, imprevistos com subempreiteiros e erros de projeto. Desde o início da construção até a entrega, os riscos são constantes e as coberturas da apólice devem acompanhar o cronograma de construção.

Como funciona em caso de sinistro?

Os procedimentos em caso de sinistro variam muito conforme o fato gerador e as perdas apuradas, mas normalmente o processo geralmente segue as seguintes etapas:

Comunicação: assim que ocorre um evento, a empresa segurada deve notificar imediatamente a Merit. Essa comunicação rápida é essencial para iniciar-se a análise do processo de sinistro.

Avaliação: consiste na etapa obtenção de informações, solicitação de documentos e vistoria no local do sinistro.

Liquidação de sinistro: munidas de todos os documentos, a seguradora irá verificar se o risco está contemplado nas coberturas da apólice.

Indenização: A segurador determina a indenização e/ou reembolso a ser feito, conforme a apólice e franquias.

Como contratar as Coberturas Básicas de Riscos de Engenharia?

Contratar um Seguro de Riscos de Engenharia, independentemente das coberturas, envolve algumas etapas:

  1. Escolha do Corretor de Seguros: a Merit não é apenas uma corretora. A Merit é muito mais que isso. A Merit é uma consultoria de seguros que oferece completa assessoria para interpretar cada projeto, identificar os riscos e desenhar a melhor apólice de seguro para cada caso.
  2. Propostas: com base nas informações obtidas, a Merit busca no mercado de seguros e resseguros a melhor condição, levando-se em conta a melhor relação custo x coberturas.
  3. Contratação: após indicação da melhor proposta é feito o pedido de emissão da apólice de forma rápida e precisa.

Como é definido o prêmio de seguro de uma apólice de Riscos de Engenharia?

 O custo de uma apólice de Riscos de Engenharia varia conforme alguns fatores que são:

Características do projeto: porte, complexidade e escala do projeto afetam diretamente o custo do seguro. Projetos de maior envergadura podem demandar coberturas mais robustas e, consequentemente, gerar prêmios mais elevados.

Tipo de construção: o segmento da construção civil, seja ele residencial, comercial ou industrial, pode impactar no custo do seguro.

Localização: a região onde a obra será realizada também impacta no custo do seguro. Áreas com muito fluxo de pessoas, em regiões urbanas ou com histórico de eventos climáticos mais intensos, por exemplo, podem demandar prêmios mais altos.

Histórico da empresa: o perfil da empresa segurada, bem como seu desempenho e expertise em projetos anteriores, também podem ser fatores determinantes na precificação do seguro.

Coberturas: as coberturas afetam diretamente o custo. Coberturas mais amplas, que oferecem proteção mais abrangentes, com variações de franquias, podem resultar em prêmios mais elevados.

Valor da obra: empreendimentos que envolvem valores Vultosos podem exigir a participação de resseguradores, necessidade essa que pode onerar a taxa.

A quem se destina o seguro de Riscos de Engenharia?

O Seguro de Riscos de Engenharia se destina a um dos setores mais importantes da economia que é da construção civil e que é composto por:

Construtoras e Empreiteiras: empresas responsáveis pela execução física das obras, desde pequenas construtoras até grandes empreiteiras.

Incorporadoras: empresas que desenvolvem projetos imobiliários, desde o planejamento até a entrega do empreendimento.

Engenheiros e arquitetos: profissionais individuais ou empresas prestadoras de serviços de engenharia e arquitetura que se dedicam à idealização e execução dos projetos.

Proprietários de obras: donos de empreendimentos, fundo de investimentos que buscam proteger seus patrimônios contra riscos que possam afetar o cumprimento de suas metas.

Indústrias: fabricantes de equipamentos e máquinas que instalam e montam seus produtos em locais de terceiros.

A importância da parceria especializada

O seguro de Riscos de Engenharia se posiciona como uma valiosa ferramenta de proteção para os projetos de engenharia, quando proporciona garantia que entregam segurança e claro, tranquilidade para todos os profissionais envolvidos na execução de uma obra.

Em meio a tantos produtos disponíveis no mercado segurador, com tantas nuances de coberturas, franquias e condições técnicas, contar com a orientação de uma consultoria de seguros profissional, experiente e especializada é fundamental para a contratação de uma apólice de Riscos de Engenharia.

A Merit Seguros é referência em consultoria de seguros, trazendo em sua bagagem mais de 29 anos de experiência e tem conhecimento necessário para entender as necessidades de cada cliente, apresentar as opções mais adequadas para cada projeto e garantir que as apólices tenham coberturas completas e eficazes.

Prova disso é seu Portfólio que contém as principais construtoras do Brasil.

Entre em contato agora para uma análise personalizada e descubra como podemos ser o parceiro ideal na proteção dos seus projetos e obras.

Sua tranquilidade é a nossa prioridade. Entre em contato para uma parceria sólida e confiável.

chat
Fale com a Mary T.